De 13 a 17 de Novembro, em Belo Horizonte, o maior festival de quadrinhos da América Latina! Entrada gratuita!


Morre Renato Canini, homenageado do FIQ de 2009

Faleceu ontem, dia 30 de outubro, aos 77 anos, o quadrinista e cartunista Renato Canini. Ele está, sem dúvidas, entre os grandes nomes que já passaram pelo FIQ. Em 2009, foi o quadrinista homenageado pelo evento. Não é à toa que o Festival Internacional de Quadrinhos considera que o Brasil perdeu um de seus principais artistas. Tivemos a sorte de tê-lo no FIQ de 2009, quando ele criou a identidade visual daquela edição. O desenho faz referência à França, país homenageado da vez.

Durante anos, o gaúcho foi o responsável pela ilustração do Zé Carioca, o papagaio marrento que faz sucesso desde a metade do século passado. Canini, iniciou sua carreira em 1967, fazendo ilustrações para revistas infantis. Além de ter passado pela Disney, também trabalhou em revistas como Recreio, Pasquim e Pancada.

Também criou personagens próprios. Um deles é o caubói Kactus Kid, que serviu de base, em 2007, para o troféu do HQMix – principal premiação de quadrinhos do país.No ano passado, Canini lançou o livro Pago pra ver, coletânea de cartuns, desenhos e ilustrações tendo como tema o pampa e o gaúcho.

identidade visual do FIQ 2009

Curiosidade: essa é uma imagem inédita. Trata-se de outra ideia para a identidade visual do FIQ 2009, mas acabou não sendo usada

Canini era simpático, querido e nunca escondia o frequente sorriso que levava no rosto. Deixamos aqui um grande beijo para Maria de Lourdes, sua esposa. Ela o acompanhou durante o FIQ de 2009 e nos encantou com sua delicadeza e educação.