De 13 a 17 de Novembro, em Belo Horizonte, o maior festival de quadrinhos da América Latina! Entrada gratuita!


Lu e Vitor são os comentados irmãos Cafaggi. Mineiros, talentosos quadrinistas e donos de uma sensibilidade rara, a dupla encantou o Brasil com a graphic novel Turma da Mônica - Laços, o segundo álbum do selo Graphic MSP. Por essas, e muitas outras, temos o orgulho de te contar: eles estarão no 8º FIQ, que acontece de 13 a 17 de novembro, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Na ocasião, Vitor vai lançar Valente Por Opção, o terceiro livro da série Valente.

Já anunciamos mais de 30 convidados, mas quem disse que esse número vai parar por aqui? Aguarde! E enquanto aguarda, você precisa saber umas coisinhas.

DSC01398 (800x450)

Lu Cafaggi nasceu em 1988 e estuda Jornalismo em Belo Horizonte. Atualmente nossa convidada trabalha como ilustradora. Começou publicando quadrinhos a partir de 2010, em Los Pantozelos, seu blog pessoal. Foi durante o 7º FIQ, em 2011, que lançou seu primeiro trabalho: Mixtape. Trata-se de uma coletânea contendo quatro mini-gibis que contam histórias inspiradas em música. E tudo vem dentro de uma caixinha. A partir daí seu traço delicado chamou a atenção. O que a levaria ao seu próximo trabalho, em parceria com seu irmão Vitor.

prev_mixtape_2

Vitor Cafaggi começou a fazer quadrinhos em 2008, quando criou a webcomic Puny Parker, produzindo histórias da infância do menino que se tornaria o Homem-Aranha. De lá pra cá nosso convidado não parou mais. Participou das coletâneas Pequenos heróis, MSP50 e Fierro Brasil 2. Também laçou, de forma independente, os quadrinhos Valente Para Sempre, Duotone e Valente Para Todas. O Valente, aliás, é um personagem, criado pro Vitor, que vive os dilemas amorosos da adolescência e que está nas tiras dominicais no jornal O Globo.

image description

É natural que tanto trabalho bom gere prêmios. Vitor venceu um Troféu HQMix de Novo Talento – Roteirista em 2012 e outro de Melhor Publicação de Tiras em 2013. Sua publicação mais recente foi Turma da Mônica – Laços. Mas essa história começou mesmo em 2011, quando o jornalista e editor Sidney Gusman anunciou a Graphic MSP. Essa é uma série de graphic novels que, diferente dos álbuns da série MSP 50, têm, cada uma, uma única história. Anunciou também os autores e, entre eles, os irmãos Cafaggi. Os personagens? Nada menos que A Turma da Mônica. Mas apesar da imensa responsabilidade, eles deram conta do recado. Na verdade, extrapolaram no sucesso, fazendo com que Laços passasse a ser a HQ mais comentada do momento.

Esse é o segundo álbum da série, que teve Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth (também convidado do FIQ 2013), como primeiro. O roteiro e a arte ficaram por conta dos Cafaggi, a edição por Sidney Gusman, e publicação pela Maurício de Sousa Produções e Panini. A história é bem humorada e fala, principalmente, de amizade. Quando Floquinho, o cachorro de Cebolinha desaparece, a Turma se une para encontrá-lo. É uma aventura que te segura pela mão e te leva para dentro do quadrinho, junto com toda sua infância.

lacos02alt

Deu uma vontade de “quero mais”, né?! Pois leia o trabalho dessa dupla e guarde bem. Em novembro você vai poder pegar autógrafo e trocar uma ideia com os irmãos. Que tal?